segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CEA Imbirussu recebe moradores do Residencial Nelson Trad para atividades voltadas à Educação Ambiental

Visitantes conheceram aspectos da flora do parque 
Ao longo da semana passada, o Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar – CEA Imbirussú recebeu famílias que residem no Residencial Nelson Trad. O evento faz parte do eixo de Educação Ambiental do projeto de trabalho técnico social Minha Casa, Minha Vida voltado aos moradores do empreendimento.

Com o objetivo de promover a socialização entre as famílias, o reconhecimento e a valorização do patrimônio natural da cidade, enfocando aspectos relevantes da educação ambiental, as famílias participaram de oficinas de produção de mini-horta, palestra voltada à temática Educação ambiental e sobre o Parque Linear do Imbirussú. Os visitantes também fizeram uma trilha ecológica pelo CEA.

Foram mais de 150 famílias que visitaram o CEA Imbirussu e participaram das atividades. Para a dona de casa, Áurea Bazzana da Silva, a visita ao local lhe trouxe boas recordações, bem como as atividades trouxeram um misto de sensações como paz, descontração e felicidade “Passei a manhã toda na enxada, porém chegando ao parque pude ter momentos de descanso, aprendizado e alegria. Ao caminhar pela mata senti uma felicidade enorme, pois pude rever árvores e frutos que não via há muito tempo” descreveu.

Serviço:
 o CEA Imbirussu está localizado na avenida Amaro Castro Lima, n. 2200, Vila Popular. Mais informações pelo telefone 3314-7024.
Katia Tavares DRT/MS 325

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CEA Imbirussú sedia evento de grupo de idosos e realiza atividades socioambientais

Com objetivo de contribuir para a promoção e apoio ao processo de Educação Ambiental em Campo Grande e dotado de uma infraestrutura que promove um convite à reflexão e à vivência de práticas sustentáveis, o Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar – CEA Imbirussú sediou na tarde da última sexta-feira (05), o evento de confraternização do grupo da terceira idade da Unidade Básica de Saúde Família (UBSF) Vila Corumbá.

A chefe da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Aparecida Cristina Piccolo, fez a abertura das atividades que seriam desenvolvidas durante toda a tarde no CEA Imbirussú. Durante a visita do grupo de aproximadamente 50 idosos, Ingrid Coelho, acompanhada de sua professora Liliane Gomes, realizaram uma apresentação country. Em seguida, foi proferida palestra pelo professor Rodrigo Borghezan, que abordou assuntos relacionados à históa da culinária regional, bem como a relação entre homem e meio ambiente, permeando pela temática ambiental.

Também houve a exposição de artesanato do artesão Lindomar Braga, feito a partir das folhas do Buriti “O que começou por brincadeira, hobby, hoje é o meu trabalho, trabalho de família. Nossos produtos são ecologicamente corretos”, contou. “Em 2015, a Semadur promoverá outros encontros e oficinas com este mesmo grupo, com o propósito de avançarmos na reflexão e prática acerca da relação homem/meio ambiente”, informou Aparecida Cristina.

Parte do grupo fez a trilha ecológica pelo CEA Imbirussú, momento de contemplação e explanação sobre o local. Para os que não participaram dsta atividade, foi ministrada oficina de pintura e desenho. Segundo a gerente da UBSF, Carmen Ferreira Barbosa, todo ano há confraternização entre os idosos e o CEA foi escolhido por ser um local acolhedor e propício para atividades que possam ser desenvolvidas pelo grupo da terceira idade.

Aristides Antônio da Silva, 82 anos, comentou sua percepção quanto ao local e as atividades propostas. “Gostei muito da palestra que nos leva ao passado histórico das civilizações. É a primeira vez que visito o CEA e foi um grande incentivo conhecer novos lugares, estou pronto para voltar”. Maria Fátima Rocha, 63 anos, contou que foi a primeira vez que visitou o local e considerou uma tarde muito especial, quando pode interagir com a natureza “É muito boa essa oportunidade que estamos tendo de, ao mesmo tempo aprender e conhecer sobre o local. Adorei a trilha ecológica, foi uma tarde diferente”, considerou.

Ao final das atividades, a Semadur distribuiu aos idosos sacolas retornáveis e mudas de acerola, estimulando assim o plantio e cuidado com a arborização urbana. Na ocasião, houve a visita de representantes da Juventude da Cruz Vermelha.

Serviço: o CEA Imbirussú está localizado na av. Amaro Castro Lima, n. 2200, Vila Popular. Mais informações pelo telefone 3314-7024.

Katia Tavares DRT/MS 325

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Semadur leva Educação Ambiental Itinerante a Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos

Foto: Katia Tavares
Professores e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) iniciaram as ações de Educação Ambiental Itinerante do mês de dezembro, na Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, apresentando atividades voltadas à conscientização ambiental para alunos da pré-escola. Foram exibidos vídeos educativos e feitas explanações quanto à importância do comportamento desses alunos, tanto no ambiente escolar como familiar, com relação ao meio ambiente.

Por entender a necessidade de formar, desde cedo, agentes ambientais que poderão transformar a realidade a sua volta, a Semadur, por meio da Educação Ambiental Itinerante, implementa práticas que visam à discussão e a consolidação de ações que disseminam ensinamentos socioambientais.

Rafaela Rodrigues, 6 anos, participou o tempo todo da atividade, respondeu às perguntas, prestou atenção às explanações e reforçou o ensinamento de que “o lugar de lixo é no lixo. É importante jogar no lugar certo.” Já Mariana Cortez, 6 anos, lembrou que já viu muitas vezes fogo em terrenos e que as pessoas não cuidam do seu lixo. “Eu já vi colocarem fogo no mato perto de casa e isso faz muito mal, não pode. Vou falar pra minha família que hoje aprendemos sobre o meio ambiente e como devemos ajudar os animais”, destacou.

A professora Norma Cruz explicou que a escola aborda a Educação Ambiental como um tema transversal, reforçando a temática de acordo com ações práticas do dia a dia “A escola já realiza um trabalho nesse sentido e ações como esta só acrescentam, ainda mais na aprendizagem. É um incentivo a mais ao consumo consciente e sustentável”, afirmou.

Serviço: escolas, empresas, instituições, associações e demais entidades interessadas em agendar uma palestra da Educação Ambiental Itinerante poderão entrar em contato com a Semadur, por meio da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental (DFPE) pelo telefone 3314-3294.

 Katia Tavares DRT/MS 325

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para 7,8 mil alunos em 2014

Nesta semana, com o encerramento do ano letivo, a PMA encerra as atividades de Educação Ambiental. Os trabalhos de Educação têm sido prioritários para a Polícia Militar Ambiental. O Núcleo de Educação Ambiental da Capital atendeu, desde que passou a atuar diretamente em escolas entre 1999 a 2014, mais de240 alunos. Atualmente, além da Capital, atende a uma cidade do interior ao mês, durante o ano letivo e neste ano atendeu 25.844 alunos.
 
Além do Núcleo de Educação Ambiental (NEAM), os trabalhos são desenvolvidos também pelo Projeto Florestinha, no Centro de Educação Ambiental Florestinha (CEA FLORESTINHA), localizado no Parque Cônsul Assaf Trad, em Campo Grande, que também atende a alunos da Capital e Interior. As atividades de Educação Ambiental, tanto as executadas pelo NEAM, como pelo Florestinha, são desenvolvidas em forma de oficinas temáticas. No Projeto Florestinha os trabalhos são executados pelas próprias crianças do Projeto Florestinha com as seguintes oficinas:

1. Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, erosões etc.

2. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

3. Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, tráfico etc.

4. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

5. Passeio no Parque Cônsul Assaf Trad, com discussões sobre erosões e conservação do solo, assoreamento e sobre recursos hídricos.

Neste ano, as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha atenderam 7.870 alunos de 47 escolas públicas e privadas da Capital e Interior, como viagem para atendimentos nos municípios de Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Bandeirantes. No ano passado foram atendidos 11.917 alunos.

                A PMA investe em Educação Ambiental, por entender a necessidade de formar multiplicadores na busca da tão esperada transversalidade do tema Educação Ambiental, pois sabe que a prevenção por meio da Educação Ambiental é o caminho para a proteção dos recursos naturais em todo o mundo. Nas escolas, a difusão das ideias é mais fluente e rápida, pois se quer mudar cultura, faz-se por meio das crianças e adolescentes. O resultado virá em um futuro próximo, pois essas crianças e adolescentes estarão em pouco tempo comandando os mais altos postos da Política Estadual, Federal e de outros poderes, ou se não, poderão ser simplesmente os cidadãos que conservarão os recursos naturais, sabedores da importância destes recursos para a vida no planeta.

               Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

Assessoria PMA/ Semadur
 





Fotos: PMA