quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CEA Imbirussu recebe alunos e desenvolve ações voltadas à educação socioambiental

Foto: Katia Tavares
Alunos do 3º e 9º anos da Escola Municipal Fauze Scaff Gattass Filho visitaram, na última semana, o Centro de Educação Ambiental Odilza Fernandes Bittar - CEA Imbirussu. Além das atividades voltadas à Educação Ambiental e a realização da trilha ecológica, também participaram de palestra com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx). Na ocasião foram apresentadas aos alunos orientações sobre prevenção de acidentes aéreos e os danos provocados por objetos estranhos ao ambiente.   

Deste modo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por meio dos seus Centros de Educação Ambiental (CEA), formaliza mais uma parceria voltada à educação socioambiental com desenvolvimento de métodos e estratégias de educação e intervenção no ambiente urbano, visando minimizar os riscos de acidentes aéreos.

Durante sua apresentação, o Major do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), Hamilton Cavalcante, ressaltou a importância em conscientizar a população quanto aos acidentes que podem ser ocasionados pelo uso indevido de uma série de objetos como, por exemplo, balões, pipas, linhas com cerol, raios lasers e até mesmo o descarte incorreto de resíduos que podem atrair aves. “Esta é uma excelente iniciativa, pois é importante conscientizar, principalmente esses alunos que residem próximo ao aeroporto, que atividades como soltar pipas, apontar raio laser para o alto podem causar grandes riscos para a aviação” explanou. Palestraram também representantes da Infraero.  No encontro foram distribuídos materiais didáticos voltados a Educação Ambiental.

Percepções
A professora Talita Maksoud acompanhou seus alunos durante a visita e realçou a importância em conscientizar e demonstrar os objetos e os perigos e, até mesmo, os acidentes que eles podem ocasionar “É importantíssimo os alunos estarem cientes e entenderem o objetivo da palestra que é conscientizá-los, pois eles moram e estudam em um bairro próximo ao aeroporto e estão acostumados a soltar pipas, inclusive muitos com cerol ou linha chilena. Após esta apresentação tenho certeza que eles irão informar seus pais e amigos, até mesmo por ser proibido e muito perigoso, podem levar inclusive a morte”, destacou.

Para a aluna Maria Aparecida Moreira, 9 anos, a palestra mostrou como ajudar os pilotos de avião. “A palestra me ensinou a colaborar com os pilotos. Vou explicar para minha família também como podemos ajudá-los e que meus amigos não devem soltar balões e pipas, muito menos brincar com aqueles lasers que atrapalham os aviões”, afirmou. Já o aluno Fabrício ressaltou que pôde conhecer mais sobre os aviões. “Gostei porque me ajudou a conhecer mais sobre os aviões e o perigo que é se um deles cair. Com pequenas atitudes podemos preservar muitas vidas”, ressaltou, ciente da importância de suas ações com relação a realidade à sua volta.

Este evento foi o primeiro de uma série que, a partir de então, realizará trabalho com esse mesmo conteúdo por meio dos demais CEA de Campo Grande. Além deste trabalho, a Semadur comporá em 2015 com a Infraero uma iniciativa de Educação Ambiental Itinerante.

Katia Tavares DRT/MS 325

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Programa “Saúde Nota 10” encerra ano com premiação a estudantes

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e a concessionária de água e esgoto de Campo Grande, Águas Guariroba, encerraram nesta quinta-feira (5) o programa “Saúde Nota 10”, que as entidades desenvolvem em conjunto, em escolas da Capital. O fechamento do ano consolidou mais uma etapa da Educação Ambiental Itinerante por meio da VAN (Veículo adaptado), onde educadores e alunos, participam de ampla reflexão sobre Saúde, Educação Ambiental e Saneamento Básico. Ontem, foi a vez da Escola Estadual Padre Mário Blandino, no conjunto Aero Rancho, que na oportunidade, com seus alunos expressaram o entendimento acerca das temáticas por meio de desenhos, frases e textos.

O programa, para conscientizar e incentivar ainda mais os estudantes, proporciona uma seleção de melhores participantes, para premiar com diversos produtos escolares e de lazer pessoal. Foram selecionados os três melhores resultados dos alunos de todos as series da unidade escolar. Para os estudantes do 1°, 2° e 3° anos, a classificação foi na categoria desenho. Já os da série 4º, 5º e 6º anos na categoria frase. Por fim, os do 7º, 8º e 9° anos, tiveram premiados na categoria produção de texto. Os ganhadores receberam, nos terceiros lugares, um kit com camiseta e jogos; nos segundos lugares, uma mochila, e para os primeiros colocados, o prêmio foi uma bicicleta personalizada.

Uma das professoras da escola, Margarida Aparecida Xavier, ressalta que a iniciativa desenvolveu a criatividade e entusiasmo dos alunos. “Eles ficaram empolgados com a participação nas discussões nas salas, no evento em si e pela ‘competição’ destinada a dividir os prêmios”, disse.

Para a aluna Ana Clara Insfram, de oito anos, mostra que apresentou‘Nós alunos devemos preservar a natureza, economizar água e não poluir o meio ambiente para um futuro melhor, em casa vou ensinar isso a minha família’, ressaltou.

Iniciativa boa e que deve continuar

A diretora da escola, Marilene Ribas, aponta que a realização do programa foi satisfatório, tem boa iniciativa e em sua avaliação deve voltar a escola e mesmo continuar por mais escolas. “Espero que continue assim, essa iniciativa valoriza o nosso trabalho educativo, realizamos projetos em sala de aula e nas feiras de Ciências, com este programa temos um caminho a mais a andar aqui, bem como a percorrer com sua contribuição para chegarmos neste evento”, disse.

Marilene lembra ainda que sem o “Saúde Nota Dez” a escola não teria condições de premiar os alunos. “Esta ação vem enriquecer muito as atividades ambientais, estudos e ações que já fazemos em atividade escolar, mas que com outros incentivos, com premiação disponibilizada, que não temos, ajuda a engrandecer e incentivar ainda mais a ações”, afirmou.
No evento de encerramento também foi apresentado aos estudantes peça de teatro de bonecos “Guaribinha no Mundo Encanado” realizado pela Águas Guariroba.

Joana Lima










Fotos: Joana Lima