quarta-feira, 18 de junho de 2014

CEA Anhanduí recebe crianças do Projeto + 1


               Na manhã desta quarta-feira (18), 24 crianças entre 6 e 14 anos atendidas pela Projeto +1 visitaram o Centro de Educação Ambiental Anhanduí – CEA Anhanduí, durante a visita as crianças além de conhecerem o parque por meio da trilha ecológica, também participaram de palestra voltada à temática “educação ambiental”, na qual foram abordados temas como a importância da preservação do meio ambiente, sustentabilidade, pegada ecológica, desenvolvimento sustentável e a correta separação dos resíduos sólidos.


          Para a professora do Projeto +1, Clarice Caetano de França, essa atividade diferenciada e voltada ao meio ambiente é importantíssima como forma de conscientizar desde cedo as futuras gerações “É muito importante esse contato com a natureza é a oportunidade de muitos aqui hoje contemplarem as belezas que dispomos em nossa cidade. E também momento de reflexão, pois desde cedo todos nós devemos saber as conseqüências de nossas atitudes no ambiente em que vivemos”, destacou.


                 Após a palestra e a trilha ecológica as crianças destacaram o que mais gostaram e o que chamou a atenção, para Fabrícia Teixeira dos Santos, 9 anos, “Foi muito legal o passeio, vi uma nascente, observamos os passarinhos, tinha até cupim na árvore”, para Karen Cristina de Lima, 9 anos, “Eu vi borboletas, flores e formigas, além das marcas que as capivaras deixaram”, para João Pedro Mendes Loureiro, 13 anos, “Foi legal ver de perto a nascente de água e os peixes que alí estavam” assim como Otávio Fernandes Siqueira, 6 anos, que ficou encantado com os peixes “Tinham vário peixinhos nadando. Foi legal ver de pertinho”.

Serviço: O CEA Anhanduí está aberto à visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Para agendar uma visita ou a cedência do espaço para eventos voltados ao meio ambiente entre em contato pelo telefone (67) 3314-9560. O CEA está localizado na Avenida Ernesto Geisel, nº 3710, Bairro Guanandi II.

Katia Tavares
DRT/MS 325
















quarta-feira, 11 de junho de 2014

Semadur discute educação ambiental em palestra para bancários


 Como parte da programação em celebração alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) participou de palestra voltada aos funcionários de várias agências do Banco do Brasil na Capital. Para a Semadur este trabalho contínuo de educação ambiental é uma forma de promover a reflexão quanto à responsabilidade e conscientização socioambiental de cada um além de destacar os trabalhos já desenvolvidos por várias instituições e empresas.



  Durante o evento, a gerente de Desenvolvimento Sustentável, Giljane Dourado, enfatizou a data como um momento de reflexão e como as parcerias com outras instituições são relevantes para se alcançar resultados “É momento de celebrar e também de refletir, além de destacar que a partir de pequenas atitudes diárias podemos mudar a realidade atual. Hoje, estamos aqui com a presença de parceiros importantes, onde juntos obteremos nossos objetivos”, afirmou.
 
          Para a professora e chefe da Divisão de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental da Semadur, Aparecida Cristina Piccolo, momentos como este onde instituições, organizações não governamentais e sociedade civil organizada se voltam para discutir e disseminar a educação ambiental são de extrema importância. “Quando diferentes setores e frentes de trabalho se juntam com o mesmo objetivo de promover a sustentabilidade a partir da aprendizagem, conscientização ambiental, da mudança de hábitos não tem como errar. E, assim, com parceiros voltados à mesma causa alcançaremos nosso objetivo e a consolidação de projetos para um desenvolvimento local sustentável”, destacou.

            


          A WWF Brasil também participou da palestra abordando a temática “Pegada ecológica”, demonstrando a metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais renováveis, com a capacidade regenerativa do planeta. a organização também apresentou o programa Água Brasil que fomenta as práticas sustentáveis no campo e cidade.



A Semadur destacou as temáticas: resíduos sólidos e coleta seletiva, assuntos estes relacionados diretamente à população e as empresas abordando como podem ser realizadas as separações dos resíduos e a correta destinação. Também estavam presentes representantes da Cooperativa de Catadores Coopernova, que recebem os papeis recicláveis de todas as agências do Banco do Brasil do Estado.
Katia Tavares DRT/MS 32






terça-feira, 10 de junho de 2014

Prêmio Marco Verde encerra XIV Semana do Meio Ambiente de Dourados

           Na última sexta-feira, 6, no auditório da Unigran, ocorreu a solenidade de entrega do Prêmio Marco Verde 2014, evento que encerrou a XIV Semana de Meio Ambiente e XVII Eco Dourados. Foram outorgados oito troféus a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram com inciativas referentes à preservação ambiental, ao longo do ano passado.




          Foram homenageados Adiles do Amaral Torres do Jornal O Progresso, Douramotors Veículos Ltda., Douraser Prestadora de Serviços de Limpeza e Conservação Ltda., Ciro Takashi Miguita, Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, Marcos Coelho Cardoso (Sanesul), César Augusto Scheid (Inflex) e Nilce da Silva Alves Resumo.



          Além das premiações concedidas, com a entrega de certificados e troféus, houve mesa redonda com o tema “Tecnologias Ambientais, produção e consumo sustentáveis”, proferida pelo arquiteto Julio Lima Vera, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), de Campo Grande, tendo o professor titular da UEMS, Laércio Carvalho, como mediador.

 Julio Veras, Arquiteto da Semadur, explica sobre sustentabilidade e o projeto Casa Sustentável
         Veras desenvolveu o renomado projeto da Casa Sustentável, que faz parte do Centro de Educação Ambiental (CEA), da prefeitura de Campo Grande. A iniciativa trabalhou com itens que produzem impacto mínimo ao meio ambiente. “O projeto foi elaborado com a preocupação fundamental de utilizar o maior número possível de materiais sustentáveis e está na ativa desde 2011, recebendo visitas de estudantes e interessados”, afirmou o arquiteto.

         Veras detalhou sobre os itens que foram incluídos no desenvolvimento do projeto, desde o concreto ecológico feito com raspas de pneus destinados à reciclagem, tijolos produzidos a partir de resíduos de demolição, janelas desenvolvidas com vidros feitos de descarte, tintas e massas de revestimento reaproveitados de granulados minerais e rejeitos de marmorarias que resulta em economia de 70% na alvenaria, entre outros itens.

         “É preciso repensar urgentemente um modelo inteligente de construção de imóveis, seja casas ou escritórios, que considerem uma menor agressão ao meio ambiente, com um aproveitamento inteligente de materiais sustentáveis, como forma de preservarmos nossa saúde e integração com o meio ambiente”, finalizou Veras.


       O evento contou com a presença do prefeito Murilo Zauith, do preseidente do Imam, Rogério Yuri Kintschev, ambientalistas, estudantes e demais convidados.

Fonte: UEMS

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Semadur vai à escola e conscientiza alunos quanto às suas responsabilidades socioambientais


              Dando continuidade às ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta sexta-feria (06) professores e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) estiveram presentes na Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues para realizar palestra que visa a conscientização ambiental dos alunos em Campo Grande.



            Durante as apresentações os técnicos da Semadur, além de explanar sobre a importância da conscientização ambiental, reforçaram o valor das atitudes socioambientais, mudança de hábitos e atitudes que cada um tem perante o ambiente em que se vive, de modo que todos são responsáveis por tudo aquilo que consome e produz e devem buscar caminhos e soluções sustentáveis que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas.






           Para a aluna Ana Beatriz Silva Brandão de Souza, do 1º ano A, ao analisar o ambiente escolar o resultado foi surpreendente “Analisando as salas de aula é fácil constatar como o local estava e como ficou após as aulas, infelizmente muitos não tem noção da sujeira que provoca.”. Já João Victor Zarat, do 1º ano B, disse que a palestra esclareceu muitas duvidas quanto a correta destinação do nosso lixo “Explicaram para a gente de uma forma clara o que devemos fazer e o quanto somos responsáveis pelos resíduos que geramos, sobre a nossa grande influência que temos no meio em que vivemos. Então agora está na hora de todos colaborarem.”, a aluna Iorrana de Almeida, também do 1º ano B, afirmou sair da palestra com outra visão “Tenho certeza que muitos de nós irão rever seus hábitos e promover essa mudança em casa também”, destacou.


             A coordenadora pedagógica, Greicy Kelly Menezes, realçou que eventos como este na qual a escola recebe palestras onde são abordadas temáticas tão importantes são momentos em que despertamos no aluno e sua importância no contexto ambiental “Essas palestras são significativas pelo fato de informar tecnicamente de forma que os alunos compreendam melhor os assuntos que já apresentamos durante as aulas. As informações externas uma vez apresentadas de forma diferenciada pode chamar muito mais a atenção dos estudantes”, explicou.
Serviço: as escolas que desejam agendar palestras sobre educação ambiental podem entrar em contato com a Semadur, por meio da Divisão de Fiscalização de Políticas Sustentáveis e Educação Ambiental, 3314-3294.

Katia Tavares

DRT/MS 325


Prefeitura celebra premiação nacional recebida por escola do município



            Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattas Filho teve a satisfação de compartilhar com a comunidade local, juntamente com autoridades, técnicos e membros de diversos setores da sociedade civil a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre Prefeitura Municipal de Campo Grande, Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattas Filho (APM) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect/MS) para a execução do recurso financeiro oriundo pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, pela premiação do 1º Lugar na categoria de Inovação em Tecnologia Social da Região Centro Oeste/2010, por meio do Projeto: Amigos da Cidadania de Cultura e Meio Ambiente realizado pela escola.


           A escola permanece inovando na integração e interação com a comunidade do entorno e comunidade científica quando iniciou e dará a continuidade nas ações do projeto premiado utilizando o recurso financeiro na ordem de R$ 200 mil reais recebidos por meio da ação conjunta das Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Secretaria Municipal de Assistência Social (Sas), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cooperativas, Universidades e Fundações.





         Para o secretário municipal de Governo, Rodrigo Pimentel, o professor e diretor-presidente da Fundect, Marcelo Augusto Turine e a presidente da APM, Petrona Benites é uma satisfação compartilhar deste trabalho que busca levar Ciência e Tecnologia à comunidade de forma a integrar os saberes científicos e populares.



          “Entendemos que é dessa forma, integrando a comunidade com a administração pública que obteremos resultados satisfatórios e alçaremos índices máximos de sucesso”, afirmou Rodrigo. O secretário ainda enfatizou a importância do empenho de todos os envolvidos “É prazeroso ver os pais, escola, servidores públicos empenhados em fazer o melhor tanto para os alunos como para suas famílias”.


           A escola atende cerca de mil alunos e por meio do projeto conseguiu abranger, interagir e beneficiar toda a comunidade local.
Estiveram presentes no evento representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Semadur, Semed, Sedesc, Sas, Coordenadoria de Acções Comunitárias de Campo Grande, ONG Pratique Ecologia, Clube de Mães, Coopernova e presidentes de bairro.

Assessoria Semadur