segunda-feira, 26 de maio de 2014

Semadur promove palestras orientativas quanto ao manejo de animais peçonhentos


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por meio do Centro de Educação Ambiental Anhandui – Parque Anhandui, promoveu neste mês palestras com o objetivo de orientar e esclarecer quanto aos cuidados necessários para o manejo correto de animais peçonhentos que podem ser encontrados nos parques e áreas verdes da Capital.



Participaram das palestras guardas municipais que atuam nos parques municipais, agentes da Defesa Civil Municipal, brigadistas da Brigada de Combate a Incêndio Florestal e técnicos da Semadur. A iniciativa em promover as palestras partiu dos técnicos da Semadur que atuam no CEA Anhandui, devido à ocorrência frequente de animais peçonhentos na área urbana.

Para ministrar o curso, foi convidada a professora doutora em Biociência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Vanda Lúcia Ferreira. A professora explicou a importância em saber identificar as espécies e adotar os procedimentos necessários para que não ocorram acidentes “É importante identificar as espécies, uma vez que estes profissionais estão suscetíveis ao contato com as mesmas e desmistificar os mitos em relação aos animais”, destacou Vanda.


Hélio Daher, coordenador da Defesa Civil Municipal, enfatizou relevância do tema tanto para a Guarda Municipal como para a Defesa Civil “O conhecimento em saber lidar com esses animais é de suma importância, pois muitas vezes necessitamos auxiliar no manuseio das espécies evitando assim acidentes com a população”. Para Osmar Martins, professor e técnico da Semadur, as palestras esclarecem muitos mitos e verdades com relação a estes animais. “Primeiro, devemos conhecer sobre os animais e quais os cuidados necessários para a nossa segurança e segundo que devemos proteger os mesmos, pois são importantes para o meio ambiente”, completou.

Durante as palestras foram abordados temas como: serpentes peçonhentas e não peçonhentas; o reconhecimento, mitos e verdades; medidas necessárias para evitar acidentes; em caso de acidentes quais procedimentos devem ser tomados, entre outros.

 Katia Tavares
DRT/MS 325









Fotos: Katia Tavares

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Idosos participam de Palestra sobre Educação Ambiental no CEA Anhanduí



  Aconteceu no dia 14 de maio, das 14h às 17h, no Centro de Educação Ambiental - Parque Anhanduí na Capital, uma palestra com aproximadamente 35 idosos do projeto ‘Mais Um’ sobre Educação Ambiental. 


  
         Durante a palestra foram abordados os temas como: queimadas que prejudicam a cidade, lixo, prevenção contra a dengue e leishmaniose, conscientização sobre o desperdício de água, maneiras de economizar energia. Também foi realizada uma trilha com os idosos para ressaltar a importância da área verde no local urbano.







Joana Lima
Créditos das fotos: CEA Anhanduí








quinta-feira, 15 de maio de 2014

Semadur participa de reunião com Conselheiros Regionais da região Bandeira



Na noite desta terça-feira (13) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) participou da 180º Sessão Ordinária do Conselho Regional da Região Urbana do Bandeira, realizada no auditório do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb). A Semadur esteve presente à sessão explanando sobre áreas verdes e áreas públicas disponíveis aos bens públicos.



Florêncio, da Semadur, destacando as ações empreendidas pela Semadur

Para o diretor do Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental da Semadur, José Carlos da Silva Florêncio, é importante a Semadur estar presente nas reuniões dos Conselhos Regionais “É importante aproximar a Secretaria da população. Estarmos presentes nas reuniões dos Conselhos é uma forma de mostrarmos as ações desenvolvidas por meio da Secretaria, além de ouvirmos o que a população tem a solicitar da administração pública” destacou Florêncio. Todas as observações solicitações foram acolhidas e orientadas a serem encaminhadas à Semadur.




O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, João Alberto Borges dos Santos, destaca que o papel da Semadur é atender a população em seus anseios “Participarmos desses eventos é uma das funções da Semadur, pois assim cumprimos o nosso papel de execução de uma política ambiental e de desenvolvimento sustentável ao Município” afirmou João Alberto.











Katia Tavares


DRT/MS 325

CEA Polonês sedia Formação Continuada de professores da Reme

O Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês sediou na última terça-feira (13.05) o Encontro de Formação Continuada dirigido aos professores dos laboratórios das áreas de Ciências e Matemática da Rede Municipal de Ensino (Reme). A Formação Continuada visa a troca de experiências entre os professores buscando a excelência na aprendizagem e a formação para a prática docente. Ao longo do encontro cerca de 120 profissionais, entre eles professores, técnicos e alunos do IFMS participaram da Formação.

O encontro ocorreu em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Durante a Formação foram realizadas palestras e apresentações voltadas à importância da inovação científica para os alunos do Ensino Fundamental.

Alessandra Beker Daher, técnica da Coordenadoria do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, destacou que o CEA Polonês foi o local escolhido para a realização do evento por ser um ambiente didático pedagógico. “É importante mostrarmos aos professores esses espaços que contribuem para demonstrar a prática apresentada nos laboratórios”, explicou. 






Katia Tavares
DRT/MS 325

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Parque Ecológico Anhandui recepciona Formação Continuada de professores da Reme

Professores realizaram trilha ecológica para conhecer o local
Durante toda a primeira semana de maio, o Centro de Educação Ambiental – Parque Ecológico Anhandui foi sede dos Encontros de Formação Continuada dirigidos aos professores da disciplina de Geografia da Rede Municipal de Ensino (Reme). A Formação Continuada visa à troca de experiências entre os professores objetivando a excelência na aprendizagem e a formação para a prática docente.

O Parque Anhandui foi especialmente escolhido para sediar os encontros por fazer parte da temática “Itinerário Geoambiental”, abordada durante a formação. Conforme Analice Teresinha Talgatti Silva, professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) responsável pela formação, “escolhemos o Parque Anhandui por ser um dos denominados Itinerários Geoambientais, reunindo a potencialidade de representar a teoria apresentada em sala de aula”, explica. Analice reforça ainda que no local tudo pode ser considerado didático pedagógico, concretizando conceitos e incorporando-os à realidade. No decorrer da semana, mais de 120 professores participaram da capacitação.

Programação

Os professores foram recepcionados por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) que apresentam o Parque Anhandui e, posteriormente, realizaram a trilha ecológica, momento em que eles vivenciaram as possibilidades oferecidas pelo local. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, João Alberto Borges dos Santos, em eventos como esses o Parque Anhandui cumpre sua função na interação entre o aprendizado teórico e prático voltado à educação ambiental.









Katia Tavares
DRT/MS 325

quarta-feira, 7 de maio de 2014

CEA Polonês sedia Fórum Regional sobre Gestão Ambiental dos Correios



O Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês sediou na última segunda-feira (05) o Fórum Regional do Sistema de Gestão Ambiental dos Correios (SGAC). O objetivo do Fórum foi divulgar entre os empregados dos Correios do compromisso da instituição com questões de cunho ambiental e de sustentabilidade, bem como propiciar envolvimento da equipe com o novo patamar de cuidado com o meio ambiente adotado pela empresa. Na ocasião, foi feito o lançamento do selo Buriti.

Para o diretor regional dos Correios, João Rocha, “A diretoria regional de Mato Grosso do Sul sempre teve compromisso com a sustentabilidade, em todas as suas vertentes. Neste evento destacamos as principais ações no campo da responsabilidade ambiental. Isso demonstra nosso compromisso com o tema. Mais ainda: revela um compromisso com o planeta. Cabe a cada um de nós cumprir, individualmente, nosso papel”, destacou.

A assessora de Planejamento e Qualidade, Olga Martinez, enfatizou que o fórum é uma maneira de dar visibilidade aos compromissos assumidos pelos Correios, voltados à gestão ambiental “Hoje, desenvolvemos ações a partir de frentes temáticas de trabalho, sendo elas a gestão de resíduos sólidos, proteção de recursos naturais e programa de redução de emissão de gás carbônico” detalhou.
Durante o evento houve o lançamento do selo “Buriti: importância, beleza e utilidade”. Por meio desta emissão, os Correios retratam o Buriti, palmeira que transcende sua utilidade econômica, por ser uma espécie bastante estimada por sua beleza e importância no ecossistema brasileiro.

Também foram realizadas duas palestras. A primeira palestra teve como tema “Gestão ambiental”, realizada por João Mendes Silva Júnior, biólogo e fiscal ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia em seguida, aconteceu a palestra “Pantanal é nossa responsabilidade”, com Flavio Girard Carneiro, biólogo, professor e empregado dos Correios.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, João Alberto Borges dos Santos, destacou que os espaços dos Centros de Educação Ambiental estão abertos à população “Os centros são locais que auxiliam na promoção e apoio ao processo de educação ambiental em Campo Grande, onde podemos exemplificar a vivência de práticas sustentáveis”.

Serviço: O CEA Polonês está aberto à visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. Para agendar uma visita ou a cedência do espaço para eventos voltados ao meio ambiente entre em contato pelo telefone (67) 3313-9051. O CEA está localizado na rua Corveta, nº 141, bairro Carandá Bosque.















Katia Tavares
DRT/MS 352