quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Será realizado II Seminário de Aplicação do SIG na Gestão Pública Municipal


Para debater o uso das tecnologias baseadas no SIG - Sistema de Informação Geográfica, a Prefeitura de Campo Grande promove o II Seminário “A aplicação do Sistema de Informação Geográfica na Gestão Pública Municipal”. A abertura do evento será nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Hotel Grand Park. Mais de 100 pessoas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul já confirmaram presença no encontro, que acontece até a sexta-feira (29).

O evento contribuirá com a geração de novas ideias para a tomada de decisões, o enfrentamento de questões essenciais e o monitoramento dos impactos das políticas públicas.


O seminário é uma realização conjunta do Instituto Municipal de Planejamento Urbano – PLANURB, do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – SEMADUR.


Geotecnologia


Durante o evento serão discutidas as aplicabilidades da geotecnologia na gestão pública municipal e os benefícios gerados para os municípios, devido a aplicação de ferramentas que permitem a gestão integrada dos trabalhos executados pelos gestores públicos. Os órgãos setoriais municipais como planejamento urbano, segurança pública, obras, saúde, trânsito, dentre muitos outros podem se beneficiar desses sistemas e desempenhar ações tanto isoladas quanto conjuntas, utilizando modernas ferramentas para desenvolver ações no município.


Pretende-se discutir os sistemas implantados via Web e Intranet utilizados pelas Prefeituras, os que ainda estão sendo desenvolvidos e em fase de testes para dinamizar os processos de trabalho e apresentar propostas de trabalho, bem como informar sobre as possibilidades de financiamento disponibilizados pelas agências de fomento.


Com a participação de palestrantes da Universidade Federal de Santa Catarina, Ministério das Cidades, do IBGE/MS, do Centro de Controle Operacional do Rio de Janeiro, do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e de empresários do setor, serão apresentadas as aplicabilidades dos sistemas disponibilizados no mercado e os utilizados pelas Prefeituras nos trabalhos da administração municipal referentes ao cadastro técnico multifinalitário.


O evento contará com a realização de oficinas demonstrando os sistemas em uso na Prefeitura de Campo Grande: o Sistema Municipal de Geoprocessamento – SIMGEO e o Sistema Municipal de Indicadores Georreferenciados para o Planejamento e a Gestão de Campo Grande – SISGRAN. O Sistema Municipal de Geoprocessamento (Simgeo), tem como principais funções garantir a disseminação de informações georreferenciadas, buscar a integração e racionalização das ações de captura, tratamento e análise de dados, promover a capacitação e atualização técnica dos recursos humanos para a construção dos indicadores e operacionalização do sistema e assegurar a atualização permanente das bases de dados.


O Sistema Municipal de Indicadores Georreferenciados para o Planejamento e a Gestão de Campo Grande (Sisgran) visa contribuir para a articulação e complementaridade entre os diversos setores da Prefeitura de Campo Grande, assim integrando em um sistema único as informações dos órgãos da administração direta e indireta.


Superintendência de Comunicação Social PMCG

Agentes socioambientais concluem capacitação para Projeto Educativo de Gestão de Resíduos Sólidos



Objetivando conscientizar e aproximar a população quanto às questões socioambientais que influenciam a preservação do meio ambiente e a saúde da população, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) vem desenvolvendo atividades relacionadas ao Projeto “Ações Educativas para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos” onde agentes socioambientais estarão atuando em toda a cidade visando à disseminação de campanhas educacionais voltadas à gestão dos resíduos urbanos e a educação ambiental.


Na tarde da última segunda-feira (26.11) foi realizada, por técnicos da Semadur, a segunda etapa de capacitação desses agentes socioambientais na Escola de Governo – Egov. Durante a capacitação foram entregues os materiais de trabalho que serão utilizados pelos agentes como panfletos e cartilhas, também foram apresentadas dinâmicas e atividades que poderão ser desenvolvidas durante as ações de conscientização. Neste período os agentes socioambientais abordarão temas ligados diretamente à saúde da população e correlacionados à educação ambiental como: Política Nacional dos Resíduos Sólidos e campanha de conscientização para prevenção da dengue.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Odimar Luis Marcon enalteceu a importância dessas ações de conscientização que irão acontecer em toda a Capital “Todos nós podemos ser agentes ambientais conscientizando e sendo exemplo de práticas sustentáveis, pois somo parte do meio ambiente e responsável por sua preservação. Ações de conscientização auxiliarão de forma significativa na mudança de comportamento e na sustentabilidade ambiental. Assim, todos serão beneficiados com os resultados, refletindo rão diretamente em toda a cidade”, enfatizou Marcon.

O trabalho de conscientização será desenvolvido através de visitas em escolas, centros de educação infantil, associações, centros comunitários, comércio em geral, empresas públicas e privadas, abrangendo assim o maior número possível de pessoas. Após a conscientização, esse cidadão será parte fundamental na disseminação de informações e mudança de comportamento, fazendo com que Campo Grande se torne cada vez mais uma cidade que preserva e respeita o meio ambiente, os recursos naturais e a correta destinação dos resíduos.

As atividades

Para Jaime Lopes, agente socioambiental, é muito importante a realização de atividades que partem da conscientização das pessoas “Essa é uma excelente iniciativa, pois noto que por vezes o que falta é a conscientização das corretas medidas que devem ser tomadas. E vamos trabalhar direcionados nesse propósito, de auxiliar na mudança de comportamento da população”, apontou. Thays Barros, agente socioambiental, destacou as consequências das atitudes dos cidadãos para o meio ambiente “É fundamental explicar as causas e efeitos das nossas atitudes, às vezes a pessoa não sabe das conseqüências de seus atos, por isso é importante mostrar que ela faz parte do meio ambiente e tem responsabilidade direta na preservação ambiental”, destacou.


O projeto “Ações Educativas para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos” ainda contempla ações voltadas a capacitação de catadores de resíduos sólidos recicláveis, reaproveitamento e reutilização dos resíduos sólidos recicláveis, geração de emprego e renda, divulgação e aplicação da coleta seletiva, minimização na geração de resíduos sólidos e rejeitos e o desenvolvimento de campanhas voltadas à educação ambiental.

Katia Tavares
DRT/MS 325