quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lixo eletrônico poderá ser descartado durante Feira Ambiental

Durante a Feira Ambiental será disponibilizado um local adequado para o correto descarte de equipamentos eletroeletrônicos não mais aproveitados, denominado lixo eletrônico. O material coletado será destinado às cooperativas de catadores que participarão da Feira Ambiental.

É importante salientar a importância da correta segregação e destinação do lixo eletrônico. Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o grande aumento da utilização de equipamentos eletrônicos, estes aparelhos tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartados em locais adequados. Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado).

A problemática ocorre quando este material é descartado em local inadequado. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água. O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é incentivar e iniciar a coleta seletiva em casa, nas escolas e empresas. O lixo eletrônico deve ser sempre separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis como papel, plástico, metal e etc.

Exemplos de lixo eletrônico que poderão ser entregues durante a Feira Ambiental:

• Computador
• Telefone celular
• Baterias
• Televisor
• Câmera fotográfica
• Impressora
• Pilha
Katia Tavares 
DRT/MS 325

Feira Ambiental – Comunidade Sustentável oferece oficinas e palestras gratuitas

 As inscrições para oficinas e palestras serão realizadas somente no local

A “Feira Ambiental – Comunidade Sustentável”, evento que busca divulgar e valorizar as práticas sustentáveis hoje existentes e acessíveis a todos, oferecerá a seus visitantes palestras e oficinas ministradas por profissionais e entidades voltadas à preservação do meio ambiente. Realizada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), a Feira estará aberta ao público das 14 às 22 horas, entre os dias 26 e 29 junho, no Armazém Cultural.
Oficinas
As inscrições para participar das oficinas são gratuitas e serão realizadas diretamente nos estandes de seus ministrantes.
Confira AQUI a  programação completa das oficinas.
Palestras
As inscrições para participar das palestras também são gratuitas e serão abertas cerca de 1h30min antes de cada palestra. Os interessados em participar das palestras deverão se apresentar no local determinado pela organização para efetivar sua inscrição com antecedência.
A Feira propõe aos seus participantes a troca de experiências e aprendizagem.
Confira AQUI a programação completa das palestras.
Também serão apresentadas aos visitantes diversas atrações culturais e sorteios promocionais, neste seguimento teremos: Apresentações culturais; Sorteio de moto elétrica; Sorteios realizados pelos expositores e distribuição de brindes promocionais.
Lixo eletrônico
O evento estará recebendo para descarte o chamado “lixo eletrônico”, que são equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos, tais como computadores, televisores, pilhas, baterias, entre outros dispositivos.
A Feira é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande em parceria com Águas Guariroba, Suprema Motos, Oxinal Ambiental e Metap.
Serviço: O evento acontece entre os dias 26 e 29 de junho, das 14 às 22 horas, no Armazém Cultural. Para mais informações e a programação completa do evento acesse o site: www.feiraambiental.com
Káaia Tavares
DRT/MS 325

Feira Ambiental terá atração especial para o público infantil

O Labirinto Ambiental foi criado em 2004 pela Polícia Militar Ambiental para tornar a Educação Ambiental mais atrativa, tanto ao público infantil quanto para adultos. Este trabalho de Educação Ambiental funciona como oficinas, nas quais são montados ambientes que simulam algumas situações de degradação, tais como a caça de animais, com apresentação de animais taxidermizados mortos por caçadores ou atropelados, armas utilizadas em caça, armadilhas de captura de animais, entre outros.

São instalados, também, estandes com situações de pesca predatória, poluição, desmatamento e vários outros tipos de agressões ao meio ambiente. A finalidade do projeto labirinto ambiental é tornar as palestras mais didáticas e sensibilizadoras. O trabalho consiste na montagem de um estande, com divisórias feitas com hastes de ferro e cobertas por uma lona verde, onde o percurso interno lembra um labirinto.

A Feira Ambiental é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, idealizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) com apoio dos patrocinadores como Águas Guariroba, Suprema Motos, Oxinal Ambiental e Metap.

Serviço: o evento acontece entre os dias 26 e 29 de junho, das 14 às 22 horas, no Armazém Cultural, nº 3110.


Vanessa Albuquerque

Com foco na sustentabilidade, prefeito Alcides Bernal abre Feira Ambiental 2013

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) abriu na noite de ontem (26) a 1ª edição da “Feira Ambiental – Comunidade Sustentável”, evento que busca divulgar e valorizar as práticas sustentáveis hoje existentes e acessíveis. O evento segue até o dia 29 de junho, no Armazém Cultural, e apresenta aos visitantes projetos inovadores para serem aplicados nas mais diversas áreas como decoração, construção civil, artesanato entre outras, numa clara demonstração da importância que este tema passou a ter para empreendedores que veem a sustentabilidade como um fator determinante para o sucesso de seu negócio. A feira é coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

Ao declarar oficialmente aberto o evento, o prefeito Alcides Bernal observou que se levarmos em conta o expressivo crescimento da cidade na última década, quando a capital sul-mato-grossense se insere entre as metrópoles brasileiras, é fundamental que o poder público desenvolva ações para conscientizar a população sobre a mudança de atitudes sustentáveis. “É uma satisfação perceber o envolvimento de empresas e parcerias neste evento. A nossa cidade é capital de um Estado que respira a natureza e a Feira Ambiental confirma a seriedade do trabalho realizado pela administração pública no que diz respeito ao desenvolvimento com sustentabilidade”, ressaltou.

Uma das grandes parceiras da prefeitura, a Águas Guariroba esteve presente na solenidade oficial de abertura, representada pelo presidente da Concessionária, José João Fonseca. Ele fez uso da palavra para destacar a responsabilidade do poder público e parceiros, neste caso a própria entidade, no sentido de preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento por meio de técnicas sustentáveis. “A Águas é um dos órgãos que mais pode influenciar na poluição ou despoluição do meio ambiente. Mas nós podemos afirmar que 70% da população já está assistida pela coleta e tratamento da rede de esgoto. Isso é um resultado expressivo perto de muitas outras capitais. De mãos dadas com a prefeitura, a Águas tem o compromisso de promover ações pontuais e objetivas que levam em conta a preocupação com o meio ambiente”, avaliou Fonseca.

Mais de 50 expositores participam da “Feira Ambiental – Comunidade Sustentável”. O secretário municipal de Meio Ambiente, Odimar Marcon ressalta a importância das famílias participarem do evento. “O conhecimento é o primeiro passo para a conscientização que resultará na mudança de atitude envolvendo a todos, desde a criança ao adulto”, salienta.

Sorteio 


Quem visitar a Feira, poderá ainda participar de promoções, palestras e oficinas que visam à conscientização ecológica para os mais diversos públicos e ainda apresentações culturais que valorizam a cultura regional e o meio ambiente. Quem estiver na Feira, preencher um cupom participará do sorteio de uma moto elétrica.

Ponto de descarte


Nesta edição, o evento estará recebendo para descarte o chamado “lixo eletrônico”, que são equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos, tais como computadores, televisores, pilhas, baterias, entre outros dispositivos.

A Feira é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande em parceria com Águas Guariroba, Suprema Motos, Oxinal e Metap, com apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Guarda Municipal.

Serviço: O evento acontece até o próximo sábado, dia 29 de junho, das 14 às 22 horas, no Armazém Cultural. Para mais informações e a programação completa do evento acesse o site www.feiraambiental.com.

O evento de ontem contou com a presença do presidente do Grupo Equipav, Hamilton Amadeo; a vereadora Juliana Zorzo (PSC); além de todos os presidentes e diretores das secretarias, órgãos e fundações do Município.

Eliza Moreira
DRT 106/MS

terça-feira, 11 de junho de 2013

Semadur convida para reunião preparatória para 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente



O município de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) convida a todos os interessados a participarem de reunião para discutir e definir a composição da Comissão Preparatória da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Campo Grande.

A reunião será na próxima quarta-feira (12), às 14 horas, no auditório do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, rua Corveta, nº 141 – Carandá Bosque.

Katia Tavares
DRT/MS 325
 

Semadur participa exposição ecológica na praça Ary Coelho



No último sábado (08) a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), em parceria com a Rádio Blink e a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (Atmaras) apresentou na Praça Ary Coelho exposição e visitação o Labirinto Ecológico. Confeccionado todo em material reciclado, o Labirinto Ecológico tem como objetivo a educação ambiental e a exposição de materiais que podem ser reciclados, além de apresentar a correta separação dos resíduos.

Para os catadores o evento foi uma forma de comemorar o Dia Nacional dos Catadores de Material Reciclável, celebrado no dia 7 de junho “Hoje estamos comemorando esta data tão especial para nós catadores. Mostrando a sociedade que o que eles jogam fora é o que nós recolhemos, separamos e aqui podemos expor o que pode ser reciclado, o que se torna fonte de renda para muitas famílias. Temos a consciência que estamos ajudando a nossa cidade, pois muito destes materiais poderiam ser descartados no meio ambiente, provocando enchentes além de outros que prejudicariam o solo”, explicou o presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários (Coopermaras), Daniel Obelar.

Para o presidente da Cooperativa de Catadores de materiais Recicláveis do Bairro Nova Campo Grande (Coopernova), Eduardo César Cardoso, esse evento foi importante para demonstrar o trabalho realizado pelos trabalhadores “Essa divulgação do trabalho dos catadores é fundamental, estamos mostrando a nossa fonte de renda e a importância da reciclagem para toda a cidade”, comentou Eduardo.

O Labirinto Ecológico foi montado com 200 blocos prensados de resíduos sólidos recicláveis. Sebastião Carlos Ferreira, cooperado da Coopernova, esteve presente no evento e contou seu sentimento em participar do evento “É gratificante estarmos mostrando o nosso trabalho, hoje somos respeitados e reconhecimentos”, descreveu.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Odimar Luis Marcon participou do evento e comentou a importância da ação “O planeta um grande jardim onde o homem tem a responsabilidade de preservá-lo. Quando você descarta resíduos em locais inadequados as consequências podem ser as piores possíveis. Devemos ter a consciência das nossas responsabilidades, além disso, os resíduos geram riquezas, e hoje muitas famílias tiram seu sustento a partir da coleta de materiais recicláveis”.

A Rádio Blink também foi parceira no evento, para Alex Bachega, diretor-presidente da rádio e coordenador-geral do Fórum Municipal Lixo e Cidadania, é fundamental demonstrar a sociedade a preocupação com a reciclagem das toneladas de resíduos gerados por dia “Nossa rádio é ligada à preservação, estamos sempre preocupados em orientar a população quanto a esses assuntos. Como participante do Fórum, sei que é necessário expor o trabalho realizado pelos catadores, como forma de conscientizar a todos sobre a importância do trabalho deles”.












Distribuição de mudas

Para completar o evento, a Semadur distribuiu mil mudas frutíferas a população em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5 de junho.

O evento contou com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Municipal e Serviço Móvel de Urgência (Samu).








Katia Tavares
DRT/MS 325

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Semadur realiza plantio de mudas na avenida Duque de Caxias



Na manhã desta quinta-feira (06), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), realizou o plantio simbólico de um Ipê Roxo, na Praça Newton Cavalcanti, início da Avenida Duque de Caxias. O ato marca o início dos estudos nos locais que receberão projetos de arborização.

Segundo Raimundo Moreira de Araújo, diretor do Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental (DPSA) da Semadur, o Dia Mundial do Meio Ambiente representa muito mais que celebrar a data apenas com ações concretas. devemos promover também a conscientização e reflexão quanto às questões ambientais. “É uma das questões mais impactantes ao meio ambiente é direcionada à arborização urbana, para isso estamos finalizando parcerias para plantios em regiões que foram detectadas com menor índice de árvores cultivadas”, explicou Raimundo. O diretor ainda salientou que o plantio será realizado na época adequada, para que não se percam mudas.

A Semadur visa com essas ações além de atos concretos a conscientização a população sobre a importância da arborização urbana. Além do aspecto ambiental, uma vez que Campo Grande é considerada uma das cidades mais arborizadas do país. A arborização tem papel base para o equilíbrio do clima da cidade e para o bem-estar de sua população.


Foto: Vanessa Albuquerque

Foto: Vanessa Albuquerque

Foto: Vanessa Albuquerque


Katia Tavares
DRT/MS 325