terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Workshop Internacional debate importância e melhorias dos recursos hídricos na Capital


Nesta segunda-feira (10/12), o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês, recebeu o 1º Workshop Internacional sobre Integração Técnica e Científica para o Planejamento, Gestão e Recuperação de Bacias Hidrográficas, uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O evento, contou com a participação da equipe européia SERELAREFA (Semillas Red Latina Recuperación Ecosistemas  Fluviales y Acuáticos). A organização não governamental, viaja o mundo propondo ações e firmando parcerias com instituições de pesquisa que demonstram sensibilidade para a questão dos recursos hídricos.

Como atividades do Workshop, foram apresentados trabalhos internacionais, por intermédio da SERELAREFA e experiências locais, desenvolvidas pela Prefeitura de Campo Grande e pela UFMS.

O engenheiro civil e membro da secretaria técnica da SERELAREFA, Andrea Nardini, elogiou o trabalho que tem sido realizado na Capital e afirmou estar “Surpreendido com a parceria entre a Prefeitura, empresas e instituições que trabalham em prol dos recursos hídricos na região”. Em sua apresentação salientou a importância dos rios para a biodiversidade “Os rios não transportam só água, mas como sedimentos e vidas. A qualidade hidromorfologica é muito importante, e cada rio tem a sua particularidade”.

Segundo Denise Gálico Marroni Name, diretora do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental (DLMA) o evento viabilizou uma abordagem mais detalhada sobre a conservação dos recursos hídricos, verificando quais as principais necessidades e possíveis melhorias. Denise afirmou “A participação da SERELAREFA, permite um intercâmbio de ideias, sendo uma excelente maneira de adquirir conhecimento e potencializar resultados”.

No período da manhã houveram as apresentações e no período da tarde foram realizadas visitas técnicas na Central de Controle Operacional da empresa Águas Guariroba e na Bacia Hidrográfica do Guariroba, onde os participantes puderam observar e registrar de perto o que está sendo executado na região através do programa Manancial Vivo, da Semadur.







Gabriela Zaleski
Katia Tavares DRT/MS 352

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Semadur participa do II Seminário Estadual Cataforte-MS Logística Solidária


O II Seminário Estadual Cataforte-MS Logística Solidária destinado aos catadores de materiais recicláveis está sendo realizado nesta quarta-feira (05.12), em Campo Grande, das 8h às 17h no Buffet Romeu e Julieta, bairro Amambaí. O evento objetiva aprofundar os conhecimentos em processos de logísticas solidárias, trocar experiências entre catadores e incitar o processo de constituição de Redes de Catadores em Mato Grosso do Sul.

Denise Name, diretora do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), representou a secretaria, onde proferiu palestra sobre o tema “Plano de Coleta de Materiais Recicláveis em Campo Grande”. Durante sua exposição Denise apresentou o Programa Municipal de Coleta Seletiva e os benefícios que este programa proporciona aos catadores, as ações voltadas à questão dos resíduos sólidos que o poder público municipal está executando, além de destacar a importância da organização desses trabalhadores em cooperativas, proporcionando assim avanços para a categoria, “A administração através da legislação está fazendo a parte dela, cabe agora aos catadores também fazerem a sua parte para que todos avancemos juntos, resultando assim para o bem de toda a cidade” exemplificou a diretora.

O Projeto Cataforte em Mato Grosso do Sul é executado pela Organização Não-Governamental Economia Solidária, Preservação Ambiental e Desenvolvimento Social – ONG ESPADS com apoio da Fundação Banco do Brasil, Petrobras, Ministério do Trabalho, Governo Federal e orienta os pólos de cooperativismo de reciclagem nos bairros Nova Lima, Nova Campo Grande, Coophavila II, Rita Veira, Noroeste, Nova lima e Dom Antonio Barbosa.

Participam do evento a Semadur, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul.

Katia Tavares
DRT/MS 352

Semadur e consórcio Solurb visitam local onde trabalham os catadores de materiais recicláveis cooperados


O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, participou nesta terça-feira (04), de visita técnica juntamente com representantes da CG Solurb Soluções Ambientais ao local de trabalho onde os catadores da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários (Coopermaras) estão temporariamente realizando a separação dos materiais recicláveis, até a finalização das obras da Usina de Processamento de Lixo (UPL).


“O consórcio Solurb veio vistoriar o trabalho que está sendo executado pelos catadores neste Ecoponto onde estão operando. A empresa está conhecendo esse modelo de trabalho que está sendo proposto, estreitando assim o relacionamento com eles, que futuramente irão operar na UPL”, explicou Cristaldo. Durante a visita também foram verificadas as condições de trabalho e necessidades desses trabalhadores, para que futuramente possa ser dada continuidade aos trabalhos já iniciados pela categoria.
 
Hoje trabalham neste Ecoponto 140 catadores no sistema de cooperativa. Cristaldo ressaltou que a desativação do lixão irá ocorrer até o Natal.

O secretário destacou ainda o apoio que a Prefeitura de Campo Grande proporcionou aos catadores oferecendo o deslocamento de 10 catadores para participação da Expocatadores 2012 que aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro em São Paulo. Um evento de negócios voltados aos catadores para troca de experiências, disseminação de conhecimentos e tecnologias para a gestão eficiente dos resíduos sólidos.que aconteceu em São Paulo.

Daniel Obellar, presidente da Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS destacou a importância desse evento “Ocorreram palestras e oficinas, além de debates quanto às diretrizes do Movimento Nacional dos Catadores. É muito importante nós enquanto cooperativa e associação participarmos desses eventos onde trocamos experiências e aprendemos sempre”, enfatizou.

Katia Tavares
DRT/MS 352

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Projeto Cataforte MS promove II Seminário Estadual Logística Solidária


O II Seminário Estadual Cataforte-MS Logística Solidária destinado aos catadores de materiais recicláveis será realizado nesta quarta-feira (05.12), em Campo Grande, das 8h às 17h no Buffet Romeu e Julieta, bairro Amambaí. O evento objetiva aprofundar os conhecimentos em processos de logísticas solidárias, trocar experiências entre catadores e incitar o processo de constituição de Redes de Catadores em Mato Grosso do Sul.

O Projeto Cataforte em Mato Grosso do Sul é executado pela Organização Não-Governamental Economia Solidária, Preservação Ambiental e Desenvolvimento Social – ONG ESPADS com apoio da Fundação Banco do Brasil, Petrobras, Ministério do Trabalho, Governo Federal e orienta os pólos de cooperativismo de reciclagem nos bairros Nova Lima, Nova Campo Grande, Coophavila II, Rita Veira, Noroeste, Nova lima e Dom Antonio Barbosa.

Participarão do evento a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso do Sul.

Katia Tavares
DRT/MS 352