sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sustente essa ideia, vamos plantar juntos 100 mil árvores





A Prefeitura de Campo Grande desenvolve diversos programas para a preservação do meio ambiente, que influenciam diretamente na qualidade de vida de toda a população. Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura Municipal de Campo Grande por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e seus parceiros lançam a campanha Semana da Árvore com o slogan “Sustente essa idéia, vamos plantar juntos 100 mil árvores”.

Nesta edição da campanha “Semana da Árvore”, que será realizada entre os dias 16 a 23 de setembro, o objetivo é sensibilizar a população para os cuidados com a arborização urbana, conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no processo de arborização, além de distribuir e incentivar o plantio de 100 mil árvores.

Programação da Semana da Árvore

As ações começam no domingo dia 16 de setembro, com um grande plantio de mudas no Parque Municipal Cônsul Assaf Trad, saída para Cuiabá. Nesta ação serão plantadas cerca de 20 mil mudas. E para que o plantio alcance o sucesso esperado, a Prefeitura convida toda a população a participar deste evento.

O plantio no parque será iniciado às 9 horas, e as famílias que comparecerem ao evento, além de plantar uma árvore também poderão usufruir de vários serviços que serão oferecidos no local, tais como orientações sobre atividades físicas e avaliação física, apresentação de teatro, distribuição de camisetas da Semana da Árvore, distribuição de frutas, picolés, pipocas e algodão doce. As crianças que plantarem árvores poderão brincar nas camas elásticas, piscina de bolinhas e tobogã inflável. Todas essas atividades estarão disponíveis para as pessoas que participarem do plantio.

Para comemorar o Dia da Árvore (21 de setembro), na sexta-feira a partir das 8 horas, haverá distribuição de mudas na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na rua Cândido Mariano, nº 2655.

Já no domingo dia 23 de setembro, a partir das 9 horas, acontece a grande distribuição das mudas em vários pontos da Capital. A intenção neste domingo é distribuir 10 mil mudas em cada ponto, abrangendo todas as regiões da cidade.Todas as mudas que serão distribuídas foram produzidas no Viveiro Flora do Cerrado, da Semadur.

Relação dos pontos de distribuições das mudas:
• Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio
• Avenida Gury Marques com Avenida Interlagos
• Avenida Mato Grosso com a Rua Ceará
• Avenida Julio de Castilho com Orla Morena
• Rua Joaquim Murtinho com Avenida Marquês de Pombal
• Trevo Imbirussú

Ainda como parte das comemorações serão plantadas 20 mil mudas na Área de Preservação Ambiental (APA) do córrego Guariroba.

Todas as ações contam com parceiros que acreditam que, com responsabilidade socioambiental e com a participação ativa da população, é possível fazer de Campo Grande um lugar cada vez melhor de se viver.

Histórico – O dia 21 de setembro é a data em que se comemora o Dia da árvore no Brasil, desde 1965. O período prenuncia a chegada da primavera, no dia 22 de setembro.

Katia Tavares
DRT/MS 352

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Fórum Municipal Lixo e Cidadania dá posse a sua diretoria executiva

Marcos Cristaldo em sua apresentação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), secretaria executiva do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), participou na tarde da última quinta-feira (29) da 4º Reunião Ordinária do FMLC. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, esteve presente no evento e proferiu a apresentação “Direito dos Catadores de Materiais Recicláveis e o processo da Coleta Seletiva em Campo Grande”, onde foi detalhado o histórico das ações desenvolvidas pela Prefeitura e o apoio que o poder público municipal está oferecendo aos catadores de materiais recicláveis.
Nesta reunião foi realizada a posse da Diretoria Executiva, eleita na última reunião. Também foram realizadas as homologações das Comissões Permanentes e a aprovação da Ata da 2º Reunião Ordinária. A Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (ATMARAS), instituição que compõem o Fórum, apresentou durante a reunião os avanços da associação.
O Fórum é um espaço plural e democrático composto por pessoas, entidades governamentais, não  governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos. Onde serão realizados debates, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos de Campo Grande.
A reunião foi realizada no auditório do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini. Mais informações sobre o Fórum pelo telefone 3314-3294 ou através do email:dfpe.semadur@gmail.com.
Katia Tavares
DRT/MS 352

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Em noite solene secretário Marcos Cristaldo foi homenageado com Título de Cidadão Campo-Grandense


Aconteceu na última quinta-feira (23), às 19h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo a Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Campo-Grandense e Medalha do Mérito Legislativo Campo-Grandense. 

Entre os homenageados da noite, esteve o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antonio Moura Cristaldo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade, além de registrar uma brilhante caminhada como ilustre cidadão. A homenagem foi uma proposição do vereador Cristóvão Silveira.

Marcos Cristaldo, que recebeu a medalha é formado em Engenharia Civil pela UFMS, possui diversos cursos, entre eles, Política Fundiária. Atualmente é secretário municipal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), cargo no qual recebeu nesse ano o primeiro lugar no Prêmio nacional de Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental, em Brasília (DF).

Familiares, amigos e servidores da Semadur compareceram a solenidade para prestigiar a entrega da homenagem ao secretário Marcos.








































































































Katia Tavares
DRT/MS 352
Fotos: Celso Junior

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Secretário Marcos Cristaldo recebrá Título de Cidadão Campo-Grandense


Nesta quinta-feira, 23 de agosto, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Campo-Grandense e de Medalhas de Mérito Legislativo.

Entre os homenageados, está o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marco Antônio Moura Cristaldo.
A solenidade foi instituída no município por meio da Resolução n1.146/12 e está prevista para às 20h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes.



Gabriela Zaleski

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Prefeitura acompanha de perto ações para o fortalecimento dos catadores


Em continuação a série de reuniões que o poder público municipal está realizando com os catadores da Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (Atmaras), foi realizada mais uma reunião, na tarde da última quinta-feira (09), na sede da Superintendência Regional do Trabalho, com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS), da Fundação Social do Trabalho (Funsat), do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Fundação Banco do Brasil (FBB) para debater as ações de capacitação profissional e logística operacional que serão implementadas para auxiliar os catadores em sua nova fase de trabalho, após a desativação do lixão, que tem previsão para acontecer até o final de 2012.

Cristaldo falou das ações já desenvolvidas pela Prefeitura
Durante o encontro, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, salientou mais uma vez o trabalho que o poder público municipal já vem realizando junto aos catadores “O poder público está cumprindo o seu papel, auxiliando na transferência de renda com os projetos sociais além do aporte em infraestrutura oferecida com a entrega da Usina de Processamento de Lixo (UPL), um local adequado onde os catadores poderão trabalhar em condições adequadas”. 

Cristaldo lembrou, ainda, que “o foco é mobilizar os catadores para sua retirada do lixão e serem devidamente instalados na UPL. E hoje estamos aqui pra debater essa questão, para que a transição ocorra da melhor maneira possível”. Outro ponto destacado pelo secretário é o trabalho que está já está sendo desempenhado pelos órgãos municipais para auxiliar os catadores, cada um na sua especialidade e função.

Naur Pontes, diretor-presidente da Funsat, também externou o anseio da Funsat em poder auxiliar nessa etapa “Nós estamos aqui para conhecer toda a estrutura organizacional que está sendo praticada pelo projeto Cataforte junto aos catadores. Uma vez que a nossa fundação tem o objetivo de promover a geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda”.

A representante da SAS, Janice Medina, destacou a parceria da secretaria no processo de capacitação dos catadores “A SAS tem cedido o espaço do Centro de Capacitação Profissional (Cecapro), no Parque do Sol, para as aulas dos cursos do programa Cataforte. Além do cadastramento das famílias dos catadores para ingresso no Cadastro Único, que insere essas famílias nos programas sociais do Governo Federal”, expôs.

Capacitação dos catadores

Uma das grandes questões debatidas nessas reuniões é o melhor formato que a Prefeitura de Campo Grande deverá adotar para realizar a transição dos catadores para esta nova realidade de trabalho, fora do lixão. Um dos caminhos a ser seguido é a capacitação desses trabalhadores.

A capacitação já está sendo realizada, por intermédio do programa Cataforte, um programa do Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Senaes, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que visa fortalecer as ações de trabalho e de incentivo destinadas aos catadores. A proposta é mobilizar os catadores e estimular sua organização em cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerenciar e trabalhar os diferentes processos da cadeia produtiva da reciclagem.

Ary Moraes Pereira, coordenador-geral do Fomento à Economia Solidária
Ary Moraes Pereira, coordenador-geral do Fomento à Economia Solidária da Senaes, conta que veio até Campo Grande para conhecer o trabalho que já está sendo realizado “Quero conhecer o que vocês já implementaram e apresentar alguns trabalhos da economia solidária que são executados no Brasil, como o acesso à comercialização da economia solidária para que os catadores cooperados possam disputar espaço no mercado. Apresentar uma nova visão empresarial”, explicou.

Além do coordenador-geral, também estiveram em Campo Grande, Romi Fischer e Paulo Henrique Mendes, respectivamente, consultora e assessor da FBB, para auxiliar na prática dos projetos da cooperativa que está sendo criada e elencar os trabalhos que deverão ser voltados aos catadores, bem como a organização da classe e subsídios para dar início aos trabalhos nessa nova fase que enfrentarão.

Estavam presentes, Naur Teodoro Pontes, diretor-presidente da Funsat, Silvio Mendonza, diretor do Credigente, Janice Medina e Inês Mongenot, representando a SAS e Lucineide Miranda de Sousa, chefe da seção de Políticas Públicas da Superintendência Regional do Trabalho. Representando a Atmaras, estavam presentes Daniel Obellar e Gilda Macedo, além de Eclair Silva e Afonso Kimura que fazem assessoria para a associação.

Ary Pereira em sua explanação
Eclair e Daniel expondo sobre a Atmaras











Romi Fischer, consultora da Fundação Banco do Brasil













Paulo Henrique Mendes, assessor da Fundação Banco do Brasil.


































Katia Tavares
Mtb/MS 352

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Secretário participa de reunião com catadores de materiais recicláveis no Parque Lageado


O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, participou na manhã desta quarta-feira (08.08) de reunião com a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de MS (Atmaras), no parque Lageado e representantes da Agência Municipal de Habitação (Emha), Instituto Esperança, Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), Arquidiocese de Campo Grande, Gráfica Alvorada e Projeto Asas do Futuro.

A reunião foi idealizada pela Atmaras com o objetivo de convocar parceiros para o fortalecimento da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários (Coopermaras) criada pela Atmaras. Neste encontro foram discutidas as futuras ações e demandas da cooperativa, sua constituição, termos de parceria e criação de uma rede de voluntariado, bem como, o estabelecimento de convênios com entidades públicas, realização de campanhas nas escolas e com população da região.

Os representantes da Atmaras, Daniel Obellar e Gilda Macedo, contaram as experiências obtidas em viagens para outras cidades que já realizam um trabalho de cooperativismo voltado a coleta e separação de materiais recicláveis, onde puderam aprender novos conhecimentos para aplicarem na Coopermaras. Também expuseram a realidade atual de seus associados e a necessidade de uma maior mobilização, tanto dos catadores como do poder público, para apoiar o desenvolvimento da cooperativa que irá beneficiar as famílias que vivem em torno do lixão.

Marcos Cristaldo, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), destacou em sua apresentação as ações que já estão sendo realizadas pelo município, “Com a finalização da construção da Usina de Processamento de Lixo (UPL), os cooperados poderão trabalhar em um local adequado, com todo o aporte necessário.” Em sua explanação, o secretário explicou a importância em capacitar todos os trabalhadores “Para operar as máquinas de grande porte, que estarão na UPL, é necessário que os cooperados se capacitem, e o município está à disposição para apoiar todos os envolvidos no processo".

O secretário enfatizou a necessidade da criação de uma agenda conjunta, onde deverão ser elencados todos os projetos que já estão sendo desenvolvidos e aqueles que necessitam de aporte para a sua realização “Devemos unir esforços e trabalhos para que possamos avançar. Estou aqui hoje para sermos parceiros, nossa equipe de técnicos da Semadur está à disposição para auxiliar os catadores e a Atmaras”.

O presidente do FMCL, recém-eleito, Alex Bachega, esteve presente na reunião e também colocou o espaço do Fórum à disposição dos catadores “O Fórum é um local aberto para auxiliar a Atmaras e uma ótima oportunidade para expor o trabalho da associação e o futuro trabalho da cooperativa. O importante neste momento é os catadores estabelecerem suas prioridades para o bom andamento dos trabalhos”, concluiu Alex.

Os representantes dos órgãos que estavam na reunião fizeram uma breve apresentação do trabalho e apoio que pretendem realizar em apoio a efetivação criação e trabalho da Coopermaras.

Na data da reunião, a Atmaras comemorou dois anos de sua fundação.

Katia Tavares
DRT/MS 352